-
Alvaro Bianchi Autor
Cientista político brasileiro e estudioso do pensamento político italiano e norte-americano, bem como o marsismo latino-americano. Formado pela Unicamp, é professor livre-docente do Departamento de Ciência Política e Diretor do Arquivo Edgard Leuenroth Centro de Pesquisa e documentação Social da mesma instituição. Membro do comitê científico do Centro Studi Trasformazioni Economico Sociali (Roma), é secretario de redação de Outubro, com Ruy Braga, e editor responsável dos Cadernos AEL.
-
Alvaro Garcia Linera Autor
Álvaro García Linera é vice-presidente da Bolívia desde 2006, com a eleição de Evo Morales.
-
Alysson Leandro Mascaro Autor
Alysson Leandro Mascaro, jurista e filósofo do direito brasileiro, nasceu na cidade de Catanduva (SP), em 1976. É doutor e livre-docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (Largo São Francisco/USP). É professor da tradicional Faculdade de Direito da USP e da Pós-Graduação em Direito da Universidade Santa Cecília, além de fundador e professor emérito de muitas instituições de ensino superior. Mascaro escreveu, dentre outros livros, Filosofia do direito e introdução ao estudo do direito, pela Editora Atlas, e Utopia e direito: Ernst Bloch e a ontologia jurídica da utopia, pela Editora Quartier Latin. É o prefaciador da edição brasileira de Em defesa das causas perdidas, de Slavoj Žižek, publicado pela Boitempo.
-
Ana Paola Amorim Autor
Professora do curso de Jornalismo da Universidade Fumec (Belo Horizonte, MG), Ana Paola Amorim é graduada em Comunicação Social, é doutora em Ciência Política e autora dos livros Transparência e Opacidade: o Siafi no acesso à informação orçamentária (Annablume, 2003) e A corrupção da opinião pública: uma defesa republicana da liberdade de expressão (Boitempo, 2013), escrito a quatro mãos com Juarez Guimarães.
-
Anatole France Autor
Jacques Anatole François Thibault, nasceu em Paris, em 1844. Ilustre escritor francês, conhecido pelo tom céptico. Seu primeiro grande êxito foi O Crime de Silvestre Bonnard, premiado pela Academia francesa.
-
Anderson Deo Autor
Anderson Deo é professor de ciência política da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília (SP). Coordenador do Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana (Neom) e pesquisador dos grupos de pesquisa Cultura e Política do Mundo do Trabalho e Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano.
-
Andre Costa Nunes Autor
André Costa Nnes nasceu em Belém do Pará em 1939, filho de Anfrísio da Costa Nunes - retirante nordestino, de Propriá, às margens do rio São Francisco - e de Francisca Gomes Castelo Branco. Cresceu em Altamira, nos seringais, subindo e descendo os rios Xingu e Iriri. Ingressou na base secundarista do Partido Comunista Brasileiro ao 17 anos. Formou-se na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Pará e trabalhou no Banco de Crédito da Amazônia. Quando completou sessenta ans, passou a dedicar-se integralmente à literatura. Publicou A batalha do riozinho do Anfrísio uma história de índios, seringueiros e outros brasileiros em 2004.
-
André Nigri Autor
Nascido em Belo Horizonte, em 1968,foi subeditor do Suplemento Cultural do jornal O Tempo, de Minas Gerais, e trabalhou no Jornal da Tarde.
-
Andréas Gruschka Autor
Andréas Gruschka é doutor e livre-docente (habilitiert) pela Wilhelms-Universität, Westfalia, e professor titular do Instituto de Educação da Universidade Johann Wolfgang Goethe, Frankfurt, Alemanha. Entre inúmeras publicações, destacam-se Fotografische Erkundungen zur Pädagogik (Wetzlar, 2005), Negative Pädagogik, (Wetzlar, 1988, edição revista 2004), Die Lebendigkeit der kritischen Gesellschaftstheorie, com U. Oevermann, (Wetzlar, 2004) e Bürgerliche Kälte und Pädagogik (Wetzlar, 1994).
-
Andy Müller-Maguhn Autor
É veterano do Chaos Computer Club, cofundador da European Digital Rights (Edri) e representante europeu eleito do Icann, responsável pela elaboração de políticas internacionais para a determinação de “nomes e números” na internet. Trabalha atualmente com a criptografia nas telecomunicações e a investigação sobre a indústria da vigilância.
-
Ángel Rama Autor
Ángel Rama (1926-1983) foi um dos mais destacados intelectuais uruguaios do século XX, reconhecido como o grande crítico latino-americano de seu tempo. Foi ator, crítico de teatro, dramaturgo, tradutor e editor. Suas convicções lhe valeram um exílio na Venezuela, onde trabalhou como jornalista e professor. Entre 1979 e 1982, lecionou nas universidades de Maryland e Princeton, nos Estados Unidos, país que acabou por negar-lhe um visto de permanência após esse período, obrigando-o a mudar-se para Paris, pouco antes de sua morte precoce. Mesmo à distância, seu interesse pela política e o compromisso com a sociedade em que viveu seguiram norteando sua trajetória. Abordando de forma até então inédita o contexto social, ideológico e político que promovia as produções culturais latino-americanas, os trabalhos de Rama se tornaram referência para entender a realidade do continente. Rama foi responsável pela idealização, nos anos 1970, do projeto da Biblioteca de Ayacucho, coleção que reuniu os autores latino-americanos mais representativos. Seus principais trabalhos são A cidade das letras (Boitempo, 2015), Rubén Darío y el modernismo (1970) e Transculturación narrativa en América Latina (1982).
-
Angela Davis Autor
Angela Davis é filósofa, professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e ícone da luta pelos direitos civis. Integrou o Partido Comunista dos Estados Unidos, tendo sido candidata a vice-presidente da República em 1980 e 1984. Próxima ao grupo Panteras Negras, foi presa na década de 1970 e ficou mundialmente conhecida pela mobilização da campanha “Libertem Angela Davis”. Autora de vários livros, sua obra é marcada por um pensamento que visa romper com as assimetrias sociais.
- Minhas compras
- Entrar